quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Também hoje.

Na formação, a maioria das pessoas eram estagiários da minha faculdade. Uma espécie de reunião de ano, ali mesmo, no Sana Metropolitan.

Mas o engraçado eram mesmo algumas questões (pouco) pertinentes colocadas por colegas, que só me levava a mim e a outra colega comentar que, com certeza, tinham muito pouca experiência de Farmácia Comunitária.

Há uns meses atrás, também eu teria feito aquelas mesmas questões. Saímos da faculdade mesmo com ideias de "sonho", que, na realidade, não acontecem. Agora, quase 6 meses depois, a realidade é outra.

Também comentei hoje que o que aprendemos nas aulas de Laboratório de Farmácia, no mundo real de Farmácia Comunitária, não passam mesmo de um sonho. E pensar nas dores de cabeça que essa cadeira (e tantas outras) me deram, para chegar ao fim, e ser isto.

Se não tens a vontade, a iniciativa dentro de ti, não vais lá. Se não te esforças por aprender, por compreender, por seres melhor, nunca ninguém te irá ver como uma pessoa essencial na sua equipa de trabalho. E podes saber toda a Farmacoterapia, podes entender muito bem o conceito de empatia com o utente, etc., mas se não tiveres um "bichinho" dentro de ti, em Farmácia Comunitária, não te safas.

É claro que esse "bichinho", se não estiver logo activo na altura em que se começa a estagiar, pode activar-se e deve activar-se. Há 6 meses atrás também não tinha a confiança que tenho agora, longe disso.

Mas pronto. O post já vai longo e enfim... foi porque me apeteceu desabafar. Tenho visto demasiadas pessoas sem o tal "bichinho" ultimamente, e isso faz-me alguma comichão. E não escrevo mais nada, antes que alguém se sinta ofendido.

parafina falsificada (falei do caso de Farmácia Comunitária, mas em todos os outros ramos de Farmácia, também temos que ser assim. Aliás, em qualquer emprego, neste momento, temos que ser assim. E se as pessoas não querem acordar do "sonho", só vai ser pior para elas. E é isso.)

5 comentários:

Verónica disse...

so true :p lool

Andie disse...

ó parafina,gostava saber qual é mesmo a definição de "sonho" que, na tua opinião, se "vende"/transmite nas aulas de Laboratório de Farmácia? :) conta lá

parafina falsificada disse...

Quando falo em "sonho" é só para dizer que grande parte das coisas que por lá aprendemos, não servem/não as conseguimos por em prática no dia-a-dia, com todos os utentes.

E é muito giro falar de empatia com o utente, e ter que lhe explicar tudo sobre o medicamento, etc., quando estás na faculdade, mas não se tem noção alguma do que isso é até ao momento que te colocam atrás de um balcão, by yourself.

Pelo menos foi isso que eu senti.

Andie disse...

Claro, mas é para isso que o estágio serve. Se as pessoas pensam que o que te ensinam na faculdade, independentemente da cadeira, é para ser seguido à risca na vida real (no "trabalho"), então diria que vivem num mundo surreal cor-de-rosa. E isso é só mesmo em termos latos de trabalho, em que comparamos o conhecimento ciêntífico teórico com o conhecimento prático. Calculo que já saibas o que é uma dinâmica de grupo e como se sobrevive numa situação dessas... ;)

parafina falsificada disse...

Exacto, mas eu ainda vejo muita gente a viver num mundo, como tu disseste, surreal cor-de-rosa.

E tenho pena, porque quando essas pessoas acordarem, não vai ser nada mas mesmo nada bonito.