sábado, 26 de agosto de 2006

Gatos


Sempre fui uma grande fã de gatos. Digam o que disserem mas estes animais felpudos são a coisa mais fantástica do mundo. Se não entendem porquê, ora vejamos:

1) São companheiros durante um largo pedaço da nossa vida (SIM, os gatos vivem algum tempo).
2) Podemos falar para eles que ao menos entendem-nos.
3) Dormem a maioria do tempo; levantam-se para comer e fazer as suas necessidades fisiológicas (pobres dos animais, também o têm de fazer), ou seja, são animais fáceis de aturar.
4) O miar deles é música aos nossos ouvidos.
5) São quentes, logo podem aquecer-nos os pés.
6) Ainda que tenham alguns «Não», tudo isso desaparece assim que vemos aquelas caras fófis (como diz uma amiga minha) a olhar para nós. Uma ternura.

Ora, tudo isto para eu falar do animal que se adquiriu por altura do meu aniversário o ano passado. Na realidade, já há muito tempo que queria um animal de estimação (desde que o meu pintassilgo Max batera as botas, o que deve ter sido algures em 2003). Numa conversa amena de café, falei disso à minha melhor amiga. Nas minhas costas, ela foi falar com os meus pais, que aceitaram o facto de que iriam ter mais uma boca para alimentar em casa e, ah, surpresa! No dia do meu aniversário, os meus amigos presentearam-me com tudo o que eu necessitava para fazer o meu gato feliz (alcofa, prato para comer, comida, areia, etc.). O bichano ainda não me fora apresentado, visto que tinha nascido uma semana antes, e era demasiado pequenino para deixar a mãe. No entanto, nessa altura decidiu-se o nome do gato: Obi-Wan Kenobi, Obi para facilitar as coisas aos meus pais, não grandes fãs de um nome apelidado por eles de estranho. O mais engraçado aconteceu quando eu disse o nome aos meus papás. Muito de repente o pai da parafina falsificada vira-se e diz: "Então, olha lá, o Obi-Wan é aquele das orelhas muito grandes, muito pequenino e verde, não é?"

Sim, fãs de Star Wars, eu naquele momento tive vontade de estrangular o meu pai. Lá lhe disse quem o Obi-Wan era, e o pai da parafina falsificada disse um simples "Ah, sim, isso é demasiado confuso para mim!" e eu, claro, como sempre faço, rolei os olhos [
Nota: Confusão com a história de Star Wars, tema para outro dia].

O animal veio para nossa casa com um mês. Muito pequeno, muito lindo, muito querido. Os primeiros dois dias foram um bocado chatos, porque ele tinha saudades da mãe. Mas depois... ele salta, ele mia, ele come, ele dorme, ele enrola-se a mim e aos meus pais... enfim.

O Obi - ou Bocas, Boquinhas, Bi, Bizão, Bizinho (nomes inventados pela Mãe Parafina Falsificada) - adora os meus pais, mas - modéstia à parte - ele adoram-me mais a mim. E sinceramente estou com um problema: daqui a um mês, mês e meio vou sair de casa (se tudo correr mais ou menos como espero) e o meu gato não vai comigo. Ele vai fazer-me tanta falta, mas tenho a certeza que ele não vai compreender... afinal de contas, ele é um gato. Se até mesmo a uma criança é díficil explicar certas coisas que acontecem na vida (e na maioria das vezes, tende-se a eufemisar as coisas), quanto mais a um gato.

A Mãe Parafina Falsificada diz-me para não me preocupar, que ele não me vai esquecer. Eu sei que não, mas não sei porquê, mas sinto que ainda vou passar muitos serões, sentada numa cadeira aqui pelas internets na minha futura casa/residência/whatever, a suspirar pela coisa mais fofa que me pôde acontecer nos últimos anos.

E toda esta conversa porquê?

Não só porque o adoro, mas também porque ontem ao dormir enrolada a ele me apercebi que ele tinha muito do nome em si mesmo. E sim, é uma estupidez - não tão grande como aquela da "A merda tem DNA?" - porque ele é apenas um animal de estimação... mas bem, ele é o meu Obi.


parafina falsificada (que deseja melhoras ao olho do seu gato via internets e que vai lanchar dentro de momentos)




2 comentários:

Anónimo disse...

ao menos tinhas o obi para te fazer companhia humpf. e podes leva-lo e "oops" , "MÃE, O OBI FUGIU DE CASA!" , quando na verdade és tu quem o tem x)

parafina falsificada disse...

lol, mas tipo, se fosse para uma casa, isso secalhar poderia acontecer, mas se for para uma residência (como me estou cá a pensar ir, visto que epá, fica mais barato) não, eles não devem lá querer animais.

injustiça! xD