segunda-feira, 30 de julho de 2007

The End

Vá meus amigos, chegou aquela altura que vocês sabiam que ia chegar. Eu vou postar a minha opinião sobre o Harry Potter and the Deathly Hallows e provavelmente alguns spoilers virão ao de cima. Estão avisados, portanto.

Passei 7 anos da minha vida de volta desta saga. Cresci e bem nestes sete anos e é com alguma saudade que olho para trás e me lembro da primeira vez que li uma história do Potter. Como me lembro bem da maneira como li os quatro primeiro livros em menos de 4 dias. Lembro-me da espera pela Ordem da Fénix, de como fui spoilada para este livro também (morte do Sirius), da espera pelo Half-Blood Prince e da maneira desagradável como fui spoilada para este livro e do desespero enquanto esperava por este último livro.

Depois de acabar de ler, fiquei com a sensação que tudo, mas mesmo tudo, agora faz sentido. Até mesmo as pequeninas coisas... A JK Rowling merece grandes aplausos porque ela escreveu um livro magnífico. Mesmo fantástico! Deathly book, muitos podem dizer e, sim, muitas das mortes que ocorreram mereceram um grande "NOT FAIR!" da minha parte, mas o livro é brilhante. A senhora é brilhante.

Durante a leitura, muitas vezes as lágrimas me vieram aos olhos. Mas foi apenas no capítulo "The Prince's Tale" que comecei a chorar mesmo à força toda. Eu sabia que o Snape era bom. Eu sempre soube. Mas aquele capítulo é... não há palavras. Ter também a confirmação de que o Harry era a sétima Horcrux (uma teoria que sempre pensei que fizesse sentido, mas tão esperada que pensei que não fosse verdadeira) foi tipo... não digo um choque, mas lá quase. "The Forest Again" é, quanto a mim, O capítulo. No final desse capítulo eu só chorava. Eu estava completamente passada. Aliás, papai e mamãe julgavam que me ia dar uma coisinha má...

Tudo acabou bem. E, dezanove anos depois, temos um epílogo. Muita gente não gosta do epílogo (já tive oportunidade de ler tanta opinião esta semana que pronto...). Mas eu tenho a dizer que gostei. Era aquilo que eu necessitava. E a Rowling assim como que deixou um fim em aberto, para a próxima geração. E sim, we will always have fanfiction.

Ah sim: Albus Severus é um terror. O nome, quero dizer. Porém achei piada porque só demonstra que o Harry entendeu mesmo tudo. E que perdoou o Snape, por tudo o que este o fez sofrer ao longo dos anos. Porque afinal de contas, o Snape estava a tentar protegê-lo. *tear*

parafina falsificada (e sim, nos comentários podereis deixar os mais variados spoilers, com as vossas opiniões)

4 comentários:

Anaoj disse...

*SPOILERS*

Toda a saga está de facto genial, especialmente pela sua coerência; não parecem haver falhas [se há, são mínimas e eu ainda não dei por elas] e neste último livro, nada fica por explicar.

Para mim, a melhor parte do livro é confronto verbal entre o Harry e o Voldemort. Tenho de admitir que foi um bom "twist" o facto do Harry ser o verdadeiro dono da varinha.

Acertei nas minhas previsões: o Snape era bom e o Harry era um Horcrux. A única coisa que não se veio a concretizar foi o meu palpite que o Harry morria definitivamente. Mas o final do livro não é de todo forçado (apesar daquele encontro com o Dumbledore ser um pouco cliché).

Quanto ao epílogo, na minha opinião podia ser melhorzinho, mas o pormenor do nome que ele dá ao filho [Albus Severus] marca, sem dúvida, esse capítulo.

Fica bem. =)

rummy_ disse...

depois de ler 607 páginas, as últimas da saga, axo q qualquer um não se importaria de voltar aquela sensaçao de curiosidade que surgia qnd se acabava de ler um dos anteriores livros do potter.

a j.k.rowling merece de facto os parabéns, pelo mundo que imaginou, pela forma como conseguiu ser coerente e desenvolver um fim, que na minha opinião seria previsivel.

adorei o livro mas o facto de ser vitima do spoiler "albus severus potter" se calhar nao me deixou sentir tao intensamente capitulos como o "The Forest Again" (que tb foi um dos meus favoritos). O epílogo não foi propriamente uma deslusão, eu é que sempre esperei algo diferente e mais detalhado, esperava q a "informaçao" chegasse de forma diferente.

este livro consegui-me fazer gostar ainda mais do dumbledore e do potter. "comoveu" com a história do snape. conquistou a minha simpatia para como o ron. e tb gostei de ver uma hermione um pouco diferente.

não posso escolher um momento favorito, porque são muitos. mas adoro as frases profundas do dumbledore e todos aqueles momentos que mostram o verdadeiro valor do amor e da amizade.


[e eu ja te disse isto td via msn but...who cares?xD]

Anónimo disse...

**SPOILERS**

Eu amo o livro. HP estará SEMPRE no meu coração! Uma saga para a história! Ainda me lembro do primeiro encontro com ela(como contei ontem à noite) e de tudo à volta disso. Que saudades de tudo. A espera pelos filmes. A nossa primeira conversa sobre HP. A primeira vez que escrevi uma fic. A espera pelo 5º livro. A espera pelo 6º. A espera pelo 7º. É triste ver que tudo agora acabou. Sim, ainda há a enciclopédia (DESPACHA-TE, JK!!!) mas é diferente.
Gostei muito do livro, amei. Fiquei muito contente pelos Malfoys e por concluir que o Snape era bom. Ele é o meu home! xD Nunca esperei que Snape/Lily fosse "cannon" (se bem que nunca como relação, apenas como... vá, desejo), mas o capítulo é lindo. Tive muita pena pelo Lupin e pela Tonks. NOT FAIR!! E quando o Harry "morre"... brutal. Pena que depois voltasse à vida. xD Tou a gozar... ou não! Mas é demais! E se eu suportei R/Hr, então é porque está tudo bem mesmo!
O epílogo é um pouco ff, mas pronto, deu-me Teddy/Victoire e SCORPIUS/ROSE, so, até agradeço por ele. Porém, por muito que eu entenda as razões do Harry e o adore por aquilo que ele fez, Albus Severus é demais para uma criança! E acho que o Snape não ia gostar! xD

Foi o fim. RIP Harry Potter. We'll always have fanfiction!

Bel - sodade... sodade... sooodade... do me livro arry potte... la la la

Uahahahahahahahahahah!! ^^

Anónimo disse...

Tudo o que tinha para te dizer sobre o livro já disse. É tão fantástico, não apenas o Deathly Hallows, mas toda a saga que... não existem palavras.

Era bom que ela continuasse com a nova geração, mas isso talvez fosse desgastar um pouco a saga.

Bj*