sábado, 18 de julho de 2009

sobre as cadeiras da FFUL...

Caloira Isabel, então cá vai:

Em Química Farmacêutica, basicamente dá-se metabolismo de fármacos, inibidores enzimáticos e seus mecanismos, anti-tumorais e seus mecanismos de acção, pró-fármacos, mecânica molecular e outras coisas muito interessantes, lol. Vá, a cadeira não deixa de ser interessante, no entanto, este ano as senhoras decidiram passar-se da cabeça na 2ª frequência que fizeram, tal como no exame de recurso.

Em Tecnologia Farmacêutica, supostamente aplicas conhecimentos que já vêem da Farmácia Galénica (esta é uma cadeira de manipulação basicamente; fazes cremes, supositórios, etc.) e começas a mexer nas máquinas que fazem as mais variadas formas farmacêuticas (comprimidos, cápsulas, granulados, etc.). Para ser muito sincera, não achei muito interessante (e ainda me faltam mais duas Tecnologias). E tem-se muita coisa para estudar mesmo.

Até agora, as cadeiras que me custaram mais a passar... Química-Física é realmente mau. Não gostei da cadeira, aquilo definitivamente não é para mim. MIA também tem o seu grau de secante. Bacteriologia é preciso ter muita paciência e capacidade de decoranço (mas bem, se formos ver, todas as cadeiras do curso têm isso). Farmacognosia é muito, muito, muito, muito má. Acho que até se faz facilmente, mas é muito secante. As Farmacologias também exigem muito trabalho, em termos de decoranço. E pronto, acho que é isso.

Pessoas da FFUL que visitam o blog são bem-vindas a dar a vossa opinião na caixa dos comentários, de modo a esclarecermos a caloirinha melhor ;)

parafina falsificada (post sobre o Half-Blood Prince mais logo... agora estou cansada)

5 comentários:

Andie disse...

eu posso comentar? ;) se calhar é melhor não... Já nem sei como é o currículo novo...

[estou velha]

mas posso dizer que quimica farmaceutica II (ainda há I e II?) só foi pior porque a prof Fátima (n me lembro do nome todo da senhora) conseguiu transformar aquilo num pesadelo! A Prof Maria do Carmo é mt melhor a ensinar, e os seus exames tinham bastante mais lógica.
Tecnologia farmacêutica são cadeiras fáceis, a informação vai ficar como base para muita coisa, mas o modo mongo de como faziam os exames da I e da II (no meu tempo) é q estragava tudo. Eu ainda tive tec IV, mas já com um prof de jeito. [convém frisar q sofri na tec III com uma senhora nas práticas que me tirava do sério]

Virologia, Bacteriologia, Parasitologia, Micologia, Microbiologia Aplicada... são tudo de decoranço, mas há coisas que ficam. É decoranço pois o que exigem da nossa memória são coisas rídiculas... Mas é tudo coisa interessante de saber :)

Quimica-fisica sempre foi e será a cadeira mais chata do nosso curso. Principalmente, e perdoem-me se estiver incorrecta, porque quem a dá não sabe explicar a matéria. Esquecem-se do facto de nós não termos matemática a sério no curso e conseguem transmitir de um modo tão secante que ninguém sobrevive.

Gnosia é fácil. Não é muito actualizado (pelo menos n era... e eu ainda tive a outra senhora mais velha como regente...)

Farmacologias, por mais secante que seja, são importantes! é uma das bases do nosso curso e é o que nos ajuda a distinguir de muitos profissionais de saúde. Há que ter empenho. Infelizmente no "meu tempo" eles tinham a mania de fzer escolha múltipla a descontar e com perguntas em que a diferença entre cada opção era um "e" ou um "ou".... ou seja, malta com memória 100% ou com "capacidade brilhante de fazer contas" de quantas respostas certas tinha de ter para ter mais de 15 é que realmente conseguia .... ter mais de 15!!

Conclusão: todas as cadeiras sofrem de defeitos que as tornam secantes e difíceis. O que conta é o que é se pode fazer para tirar máximo partido daquilo que se tem. ;)

Isto ajuda?

[mas não resisti a comentar!!]

nando disse...

Não há uma cadeira sobe a gripe?

[ok, ok, era só mesmo para dizer olá! Como é que suposto alguém comentar farmaco-bacterolo-físco-química-ooo-tudo-o-resto!?!?!?...lol]

Sheep* disse...

imunologia é dado nas práticas por professores cheios de vontade de ensinar. daqueles que se nota que não estão lá só a gozar com a malta, totalmente obrigados. cá agora!
omfg, para quem tiver a prof baixinha, as palavras "IgG" e "mercado" serão uma constante --'
a juntar a uns slides que consistem basicamente de títulos, resulta numa cadeira extremamente pouco odiosa ^^

parafina falsificada disse...

Andie: Fizeste muito bem em comentar :) Até eu "aprendi" alguma coisa com o teu comentário :)

nando: viva o tamiflu!

sheep*: LOL, os slides da regente de imunologia são do best, em todos eles tens "professora catedrática" caso não te tenhas já esquecido disso. tal como a Andie disse, há cadeiras extremamente secantes, mas enfim... não me parece que, ao fim e ao cabo, nada naquela faculdade seja uma coisa extremamente agradável de se fazer :P ***

Andie disse...

ahaha esses acetatos dessa senhora são de rir. Aulas inteiras de 50 min ou mais a falar sobre uma frase de um acetato!!!! e pior era Micro Aplicada... bem pior...

aahhh belos tempos!! ;-)